Em um cenário econômico em constante mutação, como é o caso do mercado brasileiro, as empresas precisam de estratégias para se reestruturar e se fortalecer no mercado. Embora muitas companhias enfrentem dificuldades relacionadas ao fluxo de caixa, é preciso ter inteligência e resiliência para aproveitar a retomada e prosperar.
Para os últimos meses de 2023, as perspectivas são de queda na taxa básica de juros, a Selic. Essa pode ser uma oportunidade para os negócios que terminaram os anos anteriores em dificuldades e ainda precisam estabelecer formas de estruturar suas operações.
Entenda mais sobre o cenário econômico, as perspectivas para os próximos meses de 2023 e as soluções para a reestruturação das empresas nesse contexto!
A influência do cenário econômico brasileiro no setor empresarial
Desde a pandemia de covid-19, o cenário econômico brasileiro iniciou uma forte desaceleração da atividade econômica, seguida pela escalada da taxa Selic, a partir de 2021. Esse movimento teve impactos em diversos setores, resultando em uma crise financeira.
O resultado foi sentido pelas companhias que estavam menos preparadas para esse contexto. Como resultado, entre 2022 e 2023, houve um número recorde de pedidos de recuperação judicial no país. Somente de janeiro a abril de 2023, 382 empresas registraram pedidos do tipo. No mesmo período do ano anterior, foram 275 casos.
Já a partir de agosto de 2023, as perspectivas do mercado passaram a ser mais positivas, principalmente, com o aceno sobre a possibilidade de continuidade no fluxo de queda da taxa Selic ao longo dos meses seguintes. Havia também questões relacionadas à desvalorização do dólar e um eventual aquecimento da economia.
No entanto, ainda pairavam incertezas relacionadas à política econômica do país — principalmente com relação ao arcabouço fiscal do Governo. Outra preocupação se deve aos rumos da Reforma Tributária, ainda em aprovação no Senado, e à possibilidade de uma crise econômica internacional.
Mesmo em meio a todas essas decisões e movimentações econômicas, os empresários precisam aproveitar esse momento e buscar a diversificação das fontes de financiamento das atividades produtivas.
Também é necessário fazer a gestão criteriosa dos recursos, o que é um dos pontos cruciais para resiliência dos negócios.
“A resiliência financeira no Brasil é um ativo inestimável para qualquer empresa, haja vista a constante mudança de cenários que vivenciamos no país. Nos últimos anos, passamos por crises de estabilidade política, greve, pandemia e aumento das taxas de juros”, afirma Rodrigo Alves, sócio da Elleven Partners.
Reestruturando empresas em crise em meio a esse cenário econômico
Para o advogado Luciano Bozi, sócio da Elleven Partners, o início da retomada da atividade econômica no segundo semestre de 2023 é uma oportunidade para as empresas em crise elaborarem suas estratégias de reestruturação.
Esse movimento se inicia com as perspectivas de queda da taxa Selic, que podem favorecer o cenário do crédito brasileiro.
“Os empresários devem se atentar que há no mercado financeiro fundos de investimento especializados em operar com empresas em crise financeira. Portanto, a busca de uma orientação especializada, aliada ao acesso a investidores com apetite para financiar empresas em dificuldades, pode livrar o empresário de uma recuperação judicial ou até mesmo de uma quebra”, afirma.
O mercado de capitais traz um conjunto de agentes econômicos e instrumentos capazes de alocar capital com eficiência para financiar a produção, comercialização e investimentos.
Dessa forma, a busca por alternativas de financiamento inteligentes pode ser combinada com uma visão estratégica única. Isso é o que diferencia os negócios que não apenas sobrevivem, mas prosperam em cenários voláteis.
Passos para a reestruturação
As companhias que sofreram com as incertezas do cenário econômico brasileiro nos últimos anos passaram por quedas na lucratividade e nas vendas, aliadas ao aumento dos custos de operação. Esses são os principais fatores que levaram esses negócios à crise financeira e à necessidade de se reestruturar.
Porém, é necessário seguir passos importantes antes de tomar decisões sobre as estratégias a serem adotadas nesse processo. Entre eles, estão:
- definição de objetivos e metas de negócio;
- avaliação do modelo de operação e de possíveis mudanças a serem estabelecidas;
- aumento da eficácia e consequente redução de custos operacionais;
- desenvolvimento de um plano de recuperação e monitoramento das ações.
Estratégias e soluções de reestruturação para adotar
Nessa jornada de reestruturação das empresas, aproveitando a retomada das atividades econômicas no Brasil, é necessária uma abordagem que vai além do âmbito financeiro.
Para o parceiro operacional da Elleven Partners, Eduardo Takemi, essa é uma oportunidade de transformação completa nas companhias. “Essa é a arte de remodelar não apenas os números, mas o próprio núcleo do negócio”, diz o advogado.
Diante dos desafios enfrentados pelos empresários, é preciso encontrar soluções eficientes para problems complexos, envolvendo os âmbitos operacional, financeiro e jurídico. Entre as ações para a reestruturação de negócios, devem ser adotadas práticas como:
- gestão de crises;
- criação de estratégias de melhora do capital de giro e dos resultados;
- negociações de ativos e renegociações de dívidas;
- planejamento tributário.
“Nossa abordagem não se limita ao óbvio. Nós moldamos soluções personalizadas que não só revitalizam a saúde financeira, mas também fortalecem a base jurídica das empresas”, reforça Takemi.
Esse processo deve buscar a estruturação da melhor operação financeira para o negócio. Ela pode envolver desde simples antecipação de recebíveis até arranjos financeiros mais sofisticados para financiamento de consumidores e fornecedores.
“A atuação ainda pode abranger operações mais complexas, como criação de fundos exclusivos para novos clientes, emissões no mercado de capitais e operações de fusões e aquisições (M&A). Nosso trabalho conduz a soluções financeiras sólidas, ajustadas às especificidades de cada setor”, afirma Rodrigo Alves.
Esse foco na personalização das soluções conforme as necessidades da companhia auxilia as empresas a transformarem desafios em oportunidades concretas. Dessa forma, é possível pavimentar um caminho de estabilidade e crescimento sustentável.
Dando os próximos passos
O cenário econômico brasileiro é desafiador em 2023, mas apresenta perspectivas de retomada que favorecem as empresas em crise financeira a encontrarem soluções para voltar a se fortalecer no mercado. Encontrar um parceiro de negócios que auxilie na construção de um projeto sólido de recuperação é essencial para buscar os resultados esperados e se tornar resiliente.
Sua empresa precisa de um plano de reestruturação? Conheça as soluções da Elleven Partners.